Header Ads

Qualidade do Google Search Console

 

Qualidade do Google Search Console

Qualidade do Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para os proprietários de sites, como todos nós sabemos bem. Gostaria de compartilhar com vocês um evento que tenho observado em alguns testes que fiz nos últimos dias. Percebi uma situação que realmente demonstra como o Google está evoluindo nas mãos dos gênios.

Tenho realizado testes há bastante tempo sobre o comportamento dos sites nos mecanismos de busca. Por isso, sempre tento destacar situações que me surpreendem. A situação desta vez realmente me surpreendeu.

O que o Google quer de nós?

Fazer SEO no Google como motor de busca é sempre uma situação em que o tráfego dos sites é altamente afetado. Por isso, nos preocupamos mais com os rankings do Google do que com outros motores de busca. Fazemos essas ações conscientemente ou inconscientemente, sem saber como usar as valiosas ferramentas que temos à nossa disposição.

Em um momento em que a inteligência artificial está começando a mudar todo o sistema, eu estava pensando que não conseguiríamos mais obter resultados sólidos. No entanto, percebi depois de muito tempo que o Google Search Console criou uma estrutura muito diferente, o que realmente me entristeceu e, de certa forma, me surpreendeu.

Quão importante é ter um site atualizado?

O Google sempre nos pede para manter nossos sites atualizados, mas eu não costumava dar tanta importância a isso. Afinal, eu pensava que, desde que os backlinks e a estrutura do código estivessem bons, eu estava cumprindo o fator de classificação do Google. No entanto, percebi que as coisas não eram bem assim.

Ter um site atualizado não significa necessariamente ter um grande número de páginas indexadas, mas sim que seu site está ativo. Portanto, quero fazer um aviso claro para os profissionais de SEO: é crucial prestar atenção às publicações planejadas do seu site.

A questão da qualidade e originalidade do conteúdo já é um fato conhecido, e eu já abordei muito isso no blog. Então, vou direto ao ponto sem falar muito sobre a importância de conteúdo original e de qualidade.

Qualidade do Google Search Console

Vou tentar explicar por que esse assunto é importante de uma maneira específica. Por exemplo, suponha que tenhamos um site A com backlinks sólidos e valores de ranking bons, ou seja, a otimização externa do site está bem feita. Da mesma forma, a estrutura de SEO interna do site também está boa, mas há problemas de indexação. Talvez o site tenha 200 páginas de conteúdo original e de qualidade, mas não está sendo indexado de forma saudável.

Agora, imagine que o site foi criado há 5 anos e passou por todas as etapas de otimização naquela época. Após essas etapas, não houve muita adição de dados ao site, ou seja, o site recebe conteúdo a cada 6 ou 9 meses. Sim, o site está sendo indexado, mas depois de um tempo, ele não aparece mais como antes nos rankings de pesquisa. Os backlinks do site aumentaram cinco vezes em 5 anos, e os valores de ranking também aumentaram, mas não está entregando o desempenho desejado.

A verdadeira razão para isso é o problema de conteúdo atualizado. Pode parecer estranho, mas é a realidade. Isso porque, em minhas observações e testes, descobri que a permanência e a estabilidade de um link em um ranking são influenciadas pelas outras páginas do site.

A estrutura dos conteúdos adicionados ao site afeta a qualidade das outras páginas, ou seja, a qualidade geral do site. Ter mil páginas no site no início não significa que ele permanecerá relevante ao longo do tempo se não for atualizado regularmente. Estou falando de uma qualidade que se perde com o tempo, mesmo que inicialmente o site esteja no topo dos resultados de pesquisa.

Portanto, fique atento à atualização dos seus sites. Tente sempre mantê-los atualizados e siga uma periodicidade de publicações.

Hiç yorum yok

Blogger tarafından desteklenmektedir.